Design de educação: O futuro dos professores.
A pandemia mudou todos os padrões de convicções que ainda permeavam a consciência humana. Um verdadeiro choque de realidade de que a única “certeza’ que temos é a de que vivemos em um mundo completamente imprevisível, incompreensível, não-linear e extremamente frágil.
Quanto a educação, há quse 10 anos já se preconiza que no futuro , teremos Inetligências Artificiais que determinarão conteúdo híper personalizado para estudantes de todas as idades. Mas e os professores?
Nós acreditamos aqui na Schoolastic, que alguns Professores “ensinarão” as máquinas… e outros ensinarão as pessoas… principalmente a serem humanos… algo que nenhuma tecnologia (será?) será capaz de conferir as máquinas.
Máquinas são precisamente frias. Humanos são MARAVILHOSAMENTE “imperfeitos”… Ou são perfeitos cada qual com sua perfeição particular!
Os professores do futuro, cada vez mais, terão a missão de ensinar tudo aquilo que possa continuar diferenciando as pessoas das máquinas.
É sob esta premissa que começa nossa jornada.
Escolhemos os conceitos do Design Thinking para ajudar os professores nesta jornada de reinvenção e ressignificação da profissão, uma vez que é um modelo maleável, em que o erro é totalmente tolerável (e até bem vindo) pois pode sempre ser identificado em momentos iniciais, antes da sua forma mas nociva.
Schoolastic é um amparo fundamental aos professores nesta jornada, trazendo uma nova abordagem pedagógica.
De forma prática, ajudamos a responder as perguntas que permeiam o Design Thinking:
– Quem são os nossos alunos?
– O que os motivam? (quais suas principais habilidades e seus principais gaps)
– Como podemos lidar com cada um, ou cada grupo, explorando estas temáticas e gerando mais engajamento?
– Quais as ferramentas devemos utilizar para criar atividades motivadoras, repleta dos conteúdos e temáticas que precisamos que aprendam?
– Porque precisamos entregar desta determinada forma, mensurar impactos rapidamente e corrigir a rota, caso necessário?