Blog
Homeschooling aprovado em mais um estado

Homeschooling aprovado em mais um estado

Controvérsias sobre o tema à parte, o fato é que já temos 2 estados brasileiros onde o Homeschooling foi aprovado e sua prática legalizada: primeiro no Distrito Federal/DF , agora, no Rio Grande do Sul/RS e alguns outros estados e municípios vem na esteira. 

Um projeto de lei federal (PL 3261/2015), que visa legislar sobre o tema, também tramita na câmara federal com forte apoio e possibilidade de aprovação ainda na metade deste ano (2021).

A pandemia transformou pais em professores, forçosamente, da noite pro dia e isto acelerou todo o movimento do Homeschooling, há muitos anos debatido por uma parcela da sociedade em nosso país.

Movimento que já foi legitimado pela regulamentação jurisprudente, e de sucesso, diga-se de passagem, em outros tantos países do mundo.

Como já publicamos em outros artigos do nosso blog, não podemos fechar os olhos para o fato de estarmos diante de um momento de ruptura muito grande em diversas estruturas da nossa sociedade e a educação é uma dentre tantas outras áreas. 

Estamos na era dos lifelong learners, e as formações informais estão sendo tão valorizadas quanto as formais, uma vez comprovadas as habilidades.

Exemplos disso são os inúmeros casos de garotos, adolescentes programadores, que desenvolveram habilidades de programação de forma autônoma, e estão desenvolvendo projetos e abrindo negócios próprios. Grandes empresas também começaram a focar seus esforços de contratação, não mais por formação acadêmica e sim por HABILIDADES necessárias.

Aqui não nos cabe julgar o direito de famílias educarem seus filhos em casa ou obrigatoriamente propiciarem uma vivência educacional conduzida por uma instituição de ensino pública ou privada.

Nós da Schoolastic, acreditamos que, esteja onde estiver o estudante, em casa ou em uma instituição de ensino, um olhar acolhedor sobre suas habilidades de vida e competências socioemocionais devem estar no centro de seu processo de desenvolvimento. 

Acreditamos ainda, que o ensino domiciliar deve ser regido dentro das diretrizes que norteiam a nossa nova BNCC – Base Nacional Comum Curricular e gerido pelas famílias com registros de evidências que  comprovem a carga de conteúdos e vivências que estão sendo ministrados junto aos estudantes.

Desejamos, através dos nossos esforços e solução, estar junto às famílias que optaram de forma genuína (e agora legal) pelo modelo, para ajudá-las na organização dessa rotina de gestão e acolhimento às necessidades dos estudantes.

Conheçam mais sobre o nosso produto HomeSchoolastic clicando no botão abaixo.

1 thought on “Homeschooling aprovado em mais um estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *